terça-feira, 6 de março de 2012

Liberdade de Imprensa

"Eu resolvi me emancipar porque cheguei à seguinte conclusão: no Brasil, nunca houve, na realidade, liberdade de imprensa. O que existe e sempre existiu é a opinião do dono do jornal. Ora, a minha opinião nem sempre coincidia com a do meu patrão e eu era despedido. Então eu resolvi ser rico, para poder ter opinião como jornalista. No jornalismo como vocês sabem, só se faz fortuna sendo picareta ou então alugando opinião". Davi Nasser: entrevista a Manchete, Rio, nº. 704, de 15 de outubro de 1965 apud SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4. ed. (atualizada). Rio de Janeiro: Mauad, 1999. p. 417.

"O jornal é menos livre quanto maior como empresa. O escândalo da infiltração de capitais estrangeiros em nossa imprensa carece em si mesmo de significação se não for inserido no longo e tortuoso processo de desnacionalização a que estamos sendo submetidos - é simples aspecto da crise da imprensa aqui." SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4. ed. (atualizada). Rio de Janeiro: Mauad, 1999. p. 449.

Nenhum comentário: